Bateu o martelo. Seu novo projeto precisará de um site incrível. Mas você vai de hospedagem VPS ou compartilhada? Está por fora, não sabe o que significam, suas diferenças e benefícios? Fica frio, porque explicaremos para você.
Antes, imagine a seguinte situação. Você planeja o seu projeto diferenciado, defini as principais diretrizes e estratégias de crescimento, investe o que é preciso para tirar a ideia do papel e esse investimento inclui a construção de um site.
O site sobe para o mar infinito da internet e é bem recebido. Os visitantes que consegue atrair gostam de seu visual, de sua navegação, acham as informações que precisam de forma rápida e prática. Enfim curtem, navegam e recomendam o site.
Isso é ótimo. E não para por aí. O sucesso não para de crescer, cresce muito, rápido, é surpreendente. Você fica animado, planeja fazer mais investimentos para manter ou até ampliar esse sucesso, mas, de repente, começa a ouvir algumas reclamações inéditas.
Queixas sobre o tempo de carregamento do site, página fora do ar, bugs na hora de enviar informações, fazer compras, etc.
O filho preferido começa dar mostras de fraqueza. Os usuários começam a ficar irritados e visitar o site deixa de se tornar um hábito como antigamente.
O que ocorreu? A resposta pode estar na escolha de hospedagem que fez na hora de construir o site.
Você tinha duas opções na mesa: hospedagem compartilhada e hospedagem VPS. Uma delas proporciona a instabilidade mencionada acima com o aumento vertiginoso de acessos.
Qual será?
Saber identificar os pontos fortes e fracos de cada uma dessas opções de hospedagem será determinante para evitar dor de cabeça e gastos desnecessários. Aprenda a diferenciar nos próximos tópicos.
Entenda o que é hospedagem VPS
Como o nosso foco é a hospedagem VPS, iniciemos explicando, afinal, o que significa essa hospedagem e para qual perfil de site é mais indicada.
“VPS” vem da sigla em inglês “Virtual Private Server”. Significa “Servidor Virtual Privado”. Ou seja, já se percebe um antagonismo em relação à hospedagem compartilhada.
Esse modelo de servidor trata-se de um servidor físico em que se divide vários pequenos servidores virtuais. A hospedagem VPS consegue isolar cada um de seus componentes entre si.
Isso significa que apesar de você compartilhar a estrutura com outros sites, os recursos existentes no espaço que adquire são exclusivos para o seu uso.
Em outras palavras, a hospedagem VPS é como se fosse um servidor dedicado, mas com poder de processamento menor.
Quais as vantagens da hospedagem VPS?
A hospedagem VPS concede mais liberdade, pois permite o acesso ao PHP e a raiz Apache, e sem exigir a mesma responsabilidade de um servidor dedicado.
Oferece uma gama de recursos dedicados para o seu site sem dúvida maior em relação à hospedagem compartilhada, diminuindo a sua dependência de terceiros.
A hospedagem VPS conta com recursos dedicados como vCPUs, memórias e discos para suportar picos de acesso.
Prova da maior independência do usuário é o acesso a um painel de hospedagem onde se administra diversos recursos e se promove a integração de uma afinidade de aplicativos.
A possibilidade de administrar os recursos do site concede mais autonomia ao usuário para gerir a página conforme a expansão do seu crescimento.
Principais benefícios da hospedagem VPS:
- Mais memória e espaço em disco;
- Controle total sobre o painel administrativo;
- Mais segurança (ambiente fechado e atualizações automáticas);
- Expansão fácil e rápida para sites em expansão;
- Custo benefício: dispensa gastos vultosos de servidor dedicado.
Agora veja mais detalhes sobre o modelo compartilhado.
Entendendo a hospedagem compartilhada
Já a hospedagem compartilhada é uma opção mais interessante em custo-benefício, pois exige investimento inicial baixo.
Entretanto, o usuário usará um ambiente compartilhado, isto é, todos os recursos serão divididos por entre os vizinhos.
É um modelo de hospedagem muito usado por sites institucionais que não trabalham com aplicações complexas e nem atraem grande volume de acessos. Portanto, esses sites não exigem muita memória e poder de processamento.
Porém, estão sujeitos a mais instabilidades caso os usuários que compartilham o servidor o usem de maneira inadequada ou se ocorrer um pico repentino de acessos.
As vantagens desse modelo de hospedagem são:
- Mais simplicidade e praticidade;
- Sem necessidade de investimento inicial elevado;
- Alto custo benefício.
Ponto fraco: está mais sujeito a instabilidades.
Para qual perfil de projeto a hospedagem VPS é recomendada?
Diante dessas informações, é possível traçar um perfil ideal de site para cada um desses modelos.
Ao que concerne a hospedagem VPS, ela é mais indicada ao perfil que pretende atrair volume robusto de tráfego, crescer exponencialmente, o quanto for possível.
É a hospedagem mais recomendada para este caso por contar com mais espaço e discos para suportar picos de acesso, conforme apontado anteriormente.
A hospedagem compartilhada é ideal para quem almeja apenas divulgar informações específicas que serão de interesse somente para um público específico, ainda que importante para o negócio.
Sites e blogs encarados como hobbys também se encaixam nesse perfil, embora possam ser surpreendidos com tráfego surpreendente.
Mas se ocorrer? Será necessário fazer outro site?
Felizmente é possível migrar a hospedagem do site caso se verifique a necessidade. Lentidão na página ou site ficando indisponível com frequência são sinais de que a hospedagem compartilhada já não suporta o volume de acessos diários do site.
O ideal é começar o projeto optando desde o princípio pela hospedagem VPS?
Justamente por ser possível fazer a migração posteriormente, não é obrigatório escolher a hospedagem VPS logo de início. Essa escolha dependerá de cada fase do seu projeto, das características, complexidade e investimento.
O mais tradicional é o site ser lançado e não atrair alto volume de tráfego de imediato. Primeiro costuma-se fazer um trabalho de formiga, trabalhar no marketing, redes sociais, SEO, vídeos, para conseguir despertar o interesse do público e cativá-lo. O que costuma levar tempo.
Por isso, de começo, pode ser a melhor opção para controlar gastos contar com uma hospedagem compartilhada e monitorar o momento para a transição a hospedagem VPS.
Mas se o seu projeto já conta com bom orçamento de divulgação na internet para obter resultados imediatos, a hospedagem VPS é a opção mais segura.
Afinal, será terrível para a imagem do negócio investir pesado na divulgação e o site bugar nos primeiros dias.
Não arrisque. A Link Oficial tem planos de hospedagem que atendem diversos perfis de público. Veja planos e valores.
Gostou deste conteúdo sobre hospedagem VPS? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!